Ciclos em nossas vidas!: Mais encontros dentro da Formação em Linux

Ciclos em nossas vidas!

Monday, August 25, 2008

Mais encontros dentro da Formação em Linux


Em Sinimbu, atendemos a Turma 1, no dia 4 de agosto, na EEEM Frederico Kops. Foi nosso segundo encontro na Escola. Trabalhamos o Calc, para digitação de planilhas de cálculos e gráficos demonstrativos. Construímos slideshow, filme com imagens apanhadas na web e salvas na pasta do professor. Além de analisarmos como devemos trabalhar a pesquisa com nossos alunos, incluindo a utilização de filtros e o tradutor on-line, mostramos como armazenar arquivos em mídia removível, mais especificamente, salvar em disquete e PenDrive. Como diversão, estivemos acrescentando imagem e filminho no blog pessoal.


No dia 22 de agosto, estivemos com a Turma 2, em Venâncio Aires, na EEEM Adelina Isabela Konzen, pela manhã. No início, a colega Josi falou sobre suas dúvidas com relação ao uso de mídia removível com Sistema Operacional Linux. Passamos então a mostrar como trabalhar com disquete e como salvar os arquivos para posteriormente abrir em Windows. Na seqüência, estudamos o Calc: linha, coluna, planilha, célula, mesclar, formatar, alça de arraste, função, gráfico, etc. Fizemos um intervalo para o lanche. Provamos umas cucas ma-ra-vi-lho-sas! Trabalhamos mais um pouco, e, como não tínhamos acesso à Internet, fomos, à tarde, para a EEEM Frida Reckziegel. Assim conhecemos mais uma escola. Acessamos a web, trabalhamos com pesquisa, com tradução on-line e busca por imagens, construindo slideshow e postando no blog. A tarde passou muito rapidamente, precisávamos voar pra rodoviária, nosso ônibus estava aguardando. A despedida foi um aceno e só.
No dia 08/08, as Olimpíadas iniciavam lá em Pequim, na China... e, nós, conversávamos com a Turma 3 aqui no NTE Santa Cruz. Professores da Alexandrino, Guilherme Fischer, Barro Vermelho e João Habekost estavam presentes para mais este encontro. Iniciamos com as explicações na telessala, aproveitando o aparato tecnológico (computador com projetor multimídia conectado). Depois, passamos à prática no Laboratório. Estivemos estudando o Calc, construindo slideshow e postando no blog. Foi um dia tranqüilo e produtivo!



O encontro com a Turma 4 foi no Colégio Estadual Monte Alverne, no dia 12 de agosto. Chegando lá, não havia energia elétrica, ou seja, iniciamos a aula sem no escurinho. Aproveitamos para falar em hardware e software, mostramos as partes de um computador: winchester, placa-mãe, drives de CD e de disquete, processador, etc. Já com a chegada da energia, ligamos os micros e trabalhamos com o Calc para construirmos planilhas e gráficos. Não tínhamos acesso à Internet. Quase ao meio-dia conseguimos acessar. À tarde, então, fizemos slideshow com imagens da web, pesquisamos, postamos o filminho no blog e nos divertimos. Apesar do dia chuvoso, foi muito prazeroso trabalhar com o grupo!

Em Passa Sete, aconteceu o segundo encontro com a Turma 5, na EEEM Cristo Rei. Chegamos levando chuva, mas a energia elétrica colaborou. Conseguimos trabalhar normalmente no Laboratório. Estudamos o Calc, digitamos planilha, experimentando as ferramentas do programa e construindo gráficos demonstrativos dos dados. Também construímos filminhos no slide.com com as imagens copiadas da web e depois postamos nos blogs. Conversamos como deve ser a melhor forma de trabalhar com pesquisa. Entre lanches maravilhosos... mais um encontro chegou ao fim.

O segundo encontro com a Turma 6 em Lagoa Bonita do Sul, aconteceu no dia 20 de agosto, na EEEM José Luchese. Pela manhã, tentamos trabalhar na web, mas tínhamos acesso muito lento. Mesmo assim, conseguimos, com muito custo, baixar imagens em pasta e criar slideshow no slide.com. Postamos os filminhos no blog. Conseguimos realizar pesquisa. Foi muito engraçado quando falamos em utilização dos filtros de pesquisa e pedimos que escrevessem na caixa de busca o próprio nome. Foi, para muitas professoras, uma surpresa encontrarem sites com referências aos seus nomes. Almoçamos na Escola...e que almoço! à Tarde, estudamos o Calc.

O segundo encontro com a Turma 7 aconteceu em Candelária na EEEM Guia Lopes no dia 14 de agosto. A professora Isabel iniciou os trabalhos com o Calc pela manhã. Foram digitados dados em planilha, analisados os recursos disponíveis no programa e construídos gráficos com o assistente. À tarde, passamos a pesquisar na web, utilizar o tradutor on-line e baixar imagens no computador, na pasta de cada um, para a construção de slideshow no slide.com. Os filminhos foram criados e postados no blog das professoras. Comemos uma cuca deliciosa... e seguimos trabalhando. De repente, já era hora de correr para a rodoviária e pegar nosso ônibus de volta.

A Turma 8 foi atendida em Santa Cruz do Sul, no NTE Santa Cruz, em 13 de agosto. Primeiramente, escutamos os desabafos das professoras que estavam insatisfeitas com a forma em que está sendo conduzido o curso. Segundo elas, teríamos de trabalhar de forma mais prática, sem solicitar que escrevam textos sobre o Linux, por exemplo. Explicamos novamente o que estava previsto para o presente curso. A seguir, passamos às explicações de como pesquisar na web utilizando filtros e tradutor on-line. Também mostramos como baixar imagens para a construção de slideshow. Mais tarde, no Laboratório, pesquisamos, experimentamos o tradutor Babel Fish do altavista.com, criamos filmes no slide.com com imagens salvas da web e postamos os filmes nos blogs. À tarde, estivemos trabalhando com o Calc, um programa voltado à digitação de dados em planilha e criação de gráficos demonstrativos dos tais dados. Utilizamos funções para cálculos, formatação de células, e assistente de gráfico dentre outras ferramentas.

1 Comments:

  • At 4:52 PM, Anonymous Anonymous said…

    NA VERDADE NO PRIMEIRO ENCONTRO EU NÃO ESTAVA,FOI UMA REPRESENTANTE DA ESCOLA
    O MEU 1ºENCONTRO FOI AQUELE ONDE HOUVE ESPLANAÇÃO SOBRE AS PARTES DO COMPUTADOR E FUNÇÃO DAS MESMAS, VIMOS O QUE ERA O LINUX . APÓS FOMOS TRABALHAR, PRATICAR, VIVÊNCIAR O PROGRAMA .

     

Post a Comment

<< Home

 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!