Ciclos em nossas vidas!: Educação Digital - Proinfo Integrado

Ciclos em nossas vidas!

Monday, June 16, 2008

Educação Digital - Proinfo Integrado




As professoras multiplicadoras do NTE Santa Cruz, Lene e Isabel, estiveram, na semana de 10 a 12 de junho, em Brasília, participando da formação para posteriormente ministrarem curso de introdução à educação digital, utilizando a versão 2.0 do Linux Educacional.
Estavam reunidos nove Estados da federação em prol da educação: Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Acre, Pará, Amazonas, Mato Grosso e Bahia. Os Coordenadores Estaduais do Proinfo, juntamente com representantes de todos NTES e NTMs, preocupados com a formação continuada, discutiram assuntos pertinentes às particularidades de cada região do país.
O objetivo geral do evento é "Socializar a proposta do Programa Nacional de Formaçao Continuada em Tecnologia Educacional". E, os objetivos específicos são: "Apresentar o projeto político-pedagógico do curso "Introdução à Educação Digital" e seus materiais; e, Planejar a implementação do curso nos Estados e Municípios.
A professora Maria Auxiliadora S. Resende, presidenta do CONSED, e a professora Justina Iva de Araújo Silva, presidenta da UNDIME, estiveram presentes na abertura. Na seqüência, a representante do MEC, Ângela, e a Simone Medeiros, Coordenadora Geral de Formação em EaD, prosseguiram com os trabalhos, recebendo outros palestrantes.
No encerramento, o professor Dr. Carlos Eduardo Bielschowsky expôs sobre a importância do encontro, colocando sobre as pretensões de expansão do alcance, com relação à educação, das questões de formação continuada de professores e de abrangência da distribuição de novos equipamentos às escolas do Brasil, incluindo serviços de banda larga a todas as escolas brasileiras, unindo pontos do norte a sul.
Entre debates e painéis, tivemos momento de discussão e montagem do Plano de Ação a cada Estado. Sendo que, para o RS, ficou estabelecido que: de 16 a 26 de junho - as informações do encontro são repassadas aos colegas de NTE; de 16 a 30 - as turmas serão reorganizadas, após contato com as escolas envolvidas (as 23 que receberam laboratórios no Sistema Operacional Linux Educacional 2.0; de 23/06 a 04/10 - realização do curso por região de abrangência da Coordenadoria; e, a avaliação será no período de 23/06 a 04/10, ou seja, durante todo o curso.
Para certificação, os professores deverão ter, no mínimo, 75% de freqüência. E, se for em horário de trabalho, os mesmos não terão validade para promoção.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!