Ciclos em nossas vidas!: July 2006

Ciclos em nossas vidas!

Friday, July 28, 2006

Formatura no NTE


No próximo dia 04/08, teremos momento especial no NTE: Formatura da Capacitação de professores.
Vamos ter palestra e festa, com a presença da Coordenadora Adjunta da 6ª CRE, Sra. Rejane Aldrovandi.
É sempre motivo de orgulho receber os formandos em um último encontro. É a sensação do dever cumprido. São novos multiplicadores nas escolas, tornando possível o uso da tecnologia à educação.

Thursday, July 13, 2006

Oficina de disseminação e seu mapa


Estivemos imaginando uma oficina, etapas de realização ou cronograma de execução segundo o trabalho planejado. A oficina que criei continha a utilização de conhecimentos em Projeto de Aprendizagem, a construção de mapa para demontrar as etapas deste e sua publicação em blog. Desta atividade, o mapa conceitual para disseminação é...

Mapas Conceituais


No trabalho com o software CmapTools, desconsiderando o estresse de o tal rodar muito lentamente, foi possível elaborar um mapa demonstrativo de mim mesma. Vejam só o q ficou!

Telessala...


A reativação da Telessala é um objetivo traçado e quase alcançado até o presente momento. Alguns toques e retoques a mais e teremos uma telessala modelo. Então, poderemos atender professores e alunos para palestras, poderemos emprestar material de apoio ao trabalho docente. Um canal que relançará as multimídias como recursos pedagógicos, auxiliando as escolas estaduais na tarefa de formação de educandos.

Coffe breack...uau!!!

Coffe breack, tradução...parada para café??? Nada! Disparate total! Diferente de um simples lanchinho, os intervalos de curso são recheados por doces e salgados regados a café e chá numa sessão de engorda arrebatadora e GOSTOSA.
Para uma gulosa em potencial como eu, é paradisíaco olhar a mesa lotada de delícias culinárias. É um feliz engordar, sem remorsos! Bem, na próxima segunda, podemos começar uma dieta,... claro, quem quiser.

Tatiana, a professora...


Tatiana, a professora nos Módulos I e II do presencial, que, com o auxílio da Francine, tem assessorado o trabalho no ambiente EAD da UNISC. Paciente aos extremos, imensamente simpática, ela explica, explica, explica... às "pessoas"! Seja chamando atenção aos pontos relevantes do aprendizado, seja frisando os tópicos da avaliação, é sempre precisa nas colocações, buscando atingir os objetivos do curso. Sabe brincar sem esquecer a seriedade do curso em si. Enfim, uma educadora eficiente e muito querida pela turma.

Solenidade com autoridades...


Na solenidade de abertura do Curso com a UNISC, o NTE recebeu autoridades:
- Secretária de Estado da Educação, professora Nelsi Hoff Müller;
- Coordenadora DEM/DP/SE - PROMED (Programa de Expansão do Ensino Médio), Cezarina Fialho;
- Coordenadora da 6ª CRE, Leony Kothe da Silva;
- Coordenadora Adjunta da 6ª CRE, Rejane Aldrovandi;
- Reitor da UNISC, Vilmar Thomé.

Comentários, por favor!

Este blog está sendo utilizado como uma espécie de Portal de divulgação do trabalho do NTE. Portanto, espero que minhas colegas interfiram, comentem o que escrevi, principalmente a respeito delas. Cada uma é parte integrante e muito importante para Equipe NTE 2006.

Atividades NTE...


Atividades semestrais:
- Oficinas de softwares infantis, Internet (informação e comunicação), Criações com PowerPoint;
- Cursos de Informática Básica "Inclusão Digital" para jovens fora do mercado de trabalho e cursando Ensino Médio;
- Cursos de Capacitação Digital (noções de windows e word) para professores e funcionários da rede estadual de ensino;
- Curso "Planilhas e Gráficos no Excel" para professores e funcionários, incluindo 6ª CRE.

Participações NTE...

Participações da Equipe do NTE:
- Curso "Mídias na Educação" no ambiente E-proinfo;
- Curso de Especialização (lato sensu) em Informática Educativa pela UFRGS;
- Seminário de Tecnologia Educacional dos NTEs do RS;
- Curso "Gestão Escolar e Tecnologias" pela PUC/SP;
- Curso de Capacitação Docente em Informática Educativa pela UNISC.

Eliane no Laboratório...

Apresentando... Eliane Salete Eisenhardt Borgmann, professora multiplicadora do NTE desde início de 2006, trouxe experiência de trabalho em Laboratório de Informática da E.E. E. Fundamental Amaral Lisboa (Rio Pardo). É graduada em Educação Física, por isso a postura perfeita. Para complementar sua formação, está especializanda em Informática na Educação pela UFRGS.

Cleusa no Laboratório...


Apresentando... Cleusa Reichenbach, professora multiplicadora no NTE desde 2005, trouxe experiência de curso realizado com NTE de Santa Maria, além de saber fazer um bom chimarrão. Na busca de conhecimento, está especializanda em Informática na Educação pela UFRGS. É graduada em Pedagogia e atua como professora alfabetizadora em uma turma de 1ª série na E. E. Ed. Básica Estado de Goiás.

Mara na Telessala...

Apresentando... Mara Lúcia Barbian, sempre atenta a tudo, organizadíssima, agora encontra-se em gozo de Licença Gestante. Faz muita falta, não só pela eficiência, mas também pelos seus lindos olhos verdes irradiando felicidade. Deve estar agora “corujando” o filho: Felipe.

Jaque, a secretária...


Apresentando... Jaqueline Mueller Machado, secretária que, além de socorrer a 2 linhas telefônicas, ocupa-se do atendimento às entidades ligadas ao Programa Nota Solidária. Sempre solícita, trata-se de uma pedagoga que assessora Laboratório, Telessala e Coordenação. Também é exímia manicure lá em Vera Cruz.

Eu, Lene...

Eu me chamo Lene Rossarola, sou Professora Multiplicadora e Coordenadora do NTE. Graduada em Letras - licenciatura plena em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas. Experiências na área: professora de supletivo no Instituto Mariano da Rocha (Santa Maria), professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação na E.E.Ed. Básica João XXIII (São João do Polêsine), e Revisora de Textos no Jornal Cidades do Vale (Faxinal do Soturno) e Instituto Padre Reus (Santa Cruz do Sul). E, como o mundo dá voltas, graças a Deus, atuo no NTE na área de Informática Educativa, uma paixão que estava guardada para se revelar a ponto de eu estar hoje especializanda em Informática na Educação pela UFRGS.

NTE recebe docentes p/ curso UNISC

A criação deste blog faz parte das atividades realizadas durante o Módulo II presencial do curso de Capacitação Docente em Informática Educativa, ministrado pela professora Tatiana dos Santos, da UNISC. Porém, a propósito e especialmente, os registros aqui postados traduzirão participações e atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Santa Cruz do Sul.
 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!