Ciclos em nossas vidas!: November 2008

Ciclos em nossas vidas!

Thursday, November 27, 2008

RS Rural

Nosso NTE recebeu 1 terminal, 5 monitores LCD, 5 teclados, 5 mouses, fones de ouvido, etc., tudo para montar o espaço digital no modelo estudado especialmente para escolas de zona rural, onde há dificuldade de instalação de rede lógica e elétrica.
Também recebemos uma impressora, a qual nossa técnica Stella se encarregou de instalar.
Estamos muito felizes e prontos para aprender e disseminar os conhecimentos quanto a esta tecnologia.

Planejando 2009

Já no mês de fevereiro, no dia 02, iniciamos as atividades, dando abertura ao curso "Noções Básicas em Linux Educacional". Este curso trabalhará com os programas Writer, Calc e Impress e compreenderá uma semana (do dia 02 ao dia 06/02/09). Serão 10 vagas disponíveis para professores e funcionários de escolas estaduais.
Teremos também, de modo intensivo, em uma semana, um curso de Noções Gerais de Windows (Word, Excel e PowerPoint), tendo início dia 16/02/2009 e encerrando dia 20/02/09. Neste curso, teremos 20 vagas disponíveis.
Quanto a oficinas, serão 2: "Navegação com Comunicação e pesquisa" (11/02) e "Construção de páginas de Blog" (05/03). Para estas, serão disponibilizadas 10 vagas.
Se vc quiser se inscrever, ligue para 3715-3900, informando seu nome e escola de atuação. Você pode também enviar seus dados pelo e-mail nte_stacruzsul@yahoo.com.br.

Iniciamos o curso de 100 horas

Em 11/11, começamos com o primeiro presencial de 3. O grupo da manhã e o tarde contam com o mesmo número de professores= 20 cada, totalizando 40 professores inscritos. Estivemos trabalhando com reflexões sobre a atuação dos professores. Conversamos sobre Gestão Tecnológica, etc. Atividades foram propostas, incluindo a de nº 4 para ser apresentada no 3º encontro em 09/12.
E, no dia 25/11, realizamos o segundo presencial no NTE com os dois grupos. Estivemos recapitulando e comentando mais atividades. São 8atividades nesta Unidade 1. A de nº 8 é sobre Projetos e deverá ser apresentada no último presencial do ano, em 09/12/08.
O dia 09 promete! Teremos apresentações dos trabalhos dos professores que, com certeza, dada a competência dos cursistas, serão muito interessantes.
Salientamos que, neste curso, chamado "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs", contamos com a elite em se tratando de uso das tecnologias na escola, pois a maioria da clientela já esteve participando do curso de 40h.

Wednesday, November 26, 2008

Falando de Barro Vermelho

No evento, estive falando do Colégio onde chegamos para falar sobre Mídias a serviço da Educação em um final de tarde e, depois, vimos idéias fervilhando, trabalhos realizados e professoras participando de cursos oferecidos por este NTE. É um prazer!
A direção merece os parabéns por privilegiar que o Colégio se transforme em um centro de estudos capaz de desfrutar de tecnologia ao promover a construção de conhecimentos.
E, o nosso muito obrigada especial às professoras Aida Ferreira e Rejane Souza por gravarem entrevista, permitindo que mostrássemos para o pessoal do MEC e dos NTEs e NTMs de toda Região Sul (RS, SC e PR).
Com uma apresentação de slides e um vídeo criado pela Stella, mostramos o que significa querer e conseguir transformar o espaço escolar.
Quando fomos ao colégio, encontramos gincana, gurizada bonita e feliz, as vices trabalhando enquanto a dire acompanhava aluno no Soletrando. A secretária ajudando a escolher fotos, mais profes colaborando conosco... muito legal! Valeu!

Saturday, November 22, 2008

Retornando...

.

O evento superou as expectativas. As palestras esclareceram e acrescentaram. A exposição dos "cases" = casos de sucesso de projetos desenvolvidos pelos NTEs e NTMs foram bárbaros, muito ricos. E, as oficinas muito importantes para nossa atuação no cotidiano de trabalho nos NTEs.
Foram 3 dias de estudos, de trocas de experiências, de construção... e, porque não dizer, de sonhos. As idéias fervilhavam na cabeça ouvindo as apresentações dos colegas. Vontade de executar cada projeto daqueles também, de experimentar tudo.
Técnicos de um lado, multiplicadores de outro, porém todos na mesma busca... aprender coisas novas para posterior aplicação com professores e escolas.
Entre SIGETEC, Portal do Professor e Dual Boot... entre grub e repositórios... tudo, cada instante de conversa com os colegas e com o pessoal do MEC, valeu a pena!
Parabéns à equipe organizadora do evento... e que venha o próximo!

Sunday, November 16, 2008

SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA - Edição Sul

Estamos radiantes por podermos participar do SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA - Edição Sul e mais... porque nosso projeto foi selecionado para apresentação na ocasião do evento.
Estaremos (Lene = coordenadora do TV Escola no NTE Santa Cruz e Stella = técnica suporte) no Hotel Praiatur - Praia dos Ingleses - Florianópolis, por ocasião do SEminário, mostrando um pouco do nosso trabalho realizado na Jornada Pedagógica no Colégio Barro Vermelho - Rio Pardo.
Recebemos o e-mail dizendo:
"Seminário ProInfo e TV Escola/2008 - Edição Sul
SELEÇÃO DE PROJETOS DOS NTE - RESULTADOS
Segue a relação dos projetos selecionados pela comissão multidisciplinar de avaliação da Secretaria de Educação a Distância SEED/MEC, para apresentação no Seminário ProInfo e TV Escola/2008, Edição Sul, a realizar-se em Florianópolis-SC, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2008. As apresentações serão realizadas no dia 19 de novembro de 2008, a partir das 8h30 sendo disponibilizado no máximo 15 minutos para cada projeto. Abaixo descrita a ordem das apresentações (a ordem em que estão listados não representa qualquer seqüência de classificação): "
...
13. Projeto: Mídias a Serviço da Educação. NTE Santa Cruz do Sul - RS;
...
Estamos muito felizes e de malas prontas!
No retorno, contamos mais!

Visita a Escolas - Rio Pardo

Estivemos visitando a Escola João Habekost, para vistoriar a Sala de Aula Digital, reforçando algumas informações a respeito do uso da Sala e aproveitamos para abraçar a diretora Air (que encontra-se em estado de graça = grávida e linda) e da vice (que foi nossa aluna no curso de Educação Digital - 40h). Obrigada por nos receber sempre com alegria!
Depois, fomos até o Colégio Barro Vermelho em busca de registros de resultados da oficina de tema Mídias na Educação, a qual fez parte da Jornada Pedagógica do Colégio.
Encontramos a festa pronta! Estava acontecendo uma gincana entre alunos sob o comando da vice Lilian. Um espetáculo aquela gurizada bonita empenhada em ganhar pontos para vencer. Claro, fotografei tudo.
A vice Márcia nos recebeu muito bem, informou que a Diretora Marisa estava em Porto Alegre no soletrando com o candidato à vaga no programa.
A professora Aida Ferreira nos falou sobre o trabalho com vídeo e sobre a consciência negra, tema de um filme que assistimos na Sala Multifuncional. Após, ela cedeu entrevista a Stella, que filmou. Parabéns! A professora parecia âncora de jornal.
A professora Rejane, que participou da nossa oficina e também do curso "Introdução à Educação Digital", falou sobre seu trabalho com os alunos criando blogs na Sala de Aula Digital e da felicidade que é trazer a tecnologia como um recurso a mais ao plano de aula. A Stella não perdeu a chance e filmou entrevista com a professora.
Todos foram muito gentis conosco. Agradecemos de coração.
O material colhido será editado e exibido em apresentação e vídeo por ocasião de SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA - Edição Sul em Florianópolis, na semana de 18-20/11.

Outros projetos para 2009

Você, professor, especialmente de Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que gostaria de trabalhar com histórias em quadrinhos na Sala de Aula Digital junto com seus alunos, pode ir ao nosso wiki em http://ntescs.pbwiki.com e clicar no link para ver os tutoriais já disponibilizados na página.
Aguarde... estaremos complementando até a chegada do próximo ano!

Formação Aluno Monitor



A formação Aluno monitor ocorrida na quarta-feira, dia 12/11, foi muito interessante, principalmente porque veio fechar com os planos deste NTE para 2009.
Pretendemos formar alunos para que sirvam como monitores nas escolas, auxiliando o trabalho dos professores nas Salas de Aula Digitais. E, eis que temos projeto pronto e ambiente virtual para interagir e construir conhecimentos. Perfeito!
Passamos, eu e meu colega (Lene e Clonir), um dia agradabilíssimo na companhia do pessoal da CATE e de colegas "ntenses" e, claro, do tutor Vinícius. Conhecemos a plataforma do curso e experimentamos as ferramentas e outros itens relevantes para execução das fases.
Este foi o primeiro encontro presencial. Em março, teremos mais...
Retornamos ao NTE com planos e felizes! Valeu!
Muito obrigada a você, Zélia, nossa coordenadora da CATE - Central de Apoio Tecnológico à Educação (é a loira na primeira foto do slide, junto com o Vinícius, o tutor da formação).
 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!