Ciclos em nossas vidas!: October 2008

Ciclos em nossas vidas!

Thursday, October 23, 2008

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O NTE Santa Cruz, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual homenageia Charles Darwin e Mendell, estará passando vídeos nos dias 23, 28 e 30/10.
Toda a comunidade poderá assistir aos vídeos: Cosmos - As origens da vida e Evolução x Criação: Darwin estava errado?
Os vídeos estão disponibilizados em http://ntescstelessala.pbwiki.com.


Reunião no Setor Pedagógico - 6ª CRE



Nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, o professor multiplicador Clonir Batisti e a coordenadora do NTE, Lene Rossarola, estiveram participando, a convite, de uma reunião no Setor Pedagógico da 6ª CRE.
No início, teve reflexão com leitura de texto. A seguir foram tratadas questões de relevância do setor.

Visita à Escola Lepage


Estivemos na Escola Lepage - Candelária por ocasião do recebimento de material e equipamentos para Sala de Recursos.
A escola foi contemplada com dois microcomputadores e uma impressora multifuncional para serem instalados e utilizados na sala específica para atendimento de crianças com dificuldade de aprendizagem.
Agradecemos a recepção calorosa da diretora Jóicimar Meneghetti e parabenizamos a toda comunidade escolar pela preservação e cuidados com o prédio, o pátio e demais instalações da escola como a capela.
Local muito lindo! Todo arrumado com dizeres de boas-vindas. Um laboratório disponível aos alunos, inclusive, na data, estava em uso.
Os professores, funcionários e alunos muito privilegiados pela beleza do local e, com certeza, responsáveis pela bela organização dos espaços, receberam-nos com sorrisos. Muito obrigada!

Tuesday, October 21, 2008

Sítio Pedagógico


Grupo de visitantes no Sítio Pedagógico. Boa opção!
Lazer e aprendizagem juntos em um único local!
"O Sítio Pedagógico Paraíso faz parte do Roteiro Germânico de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Tem como principal objetivo o trabalho pedagógico de forma demonstrativa (lúdica) onde o visitante possa ter um contato com a natureza, através de atividades práticas ou de observação.
Entre os atrativos estão o “Bauerngarten”, o Relógio do Corpo Humano, o Relógio do Sol e uma área de recreação.
A equipe do Sítio é formada por dois biólogos, uma socióloga, uma recreacionista, e dois motivadores empresariais, todos coordenados pela Leila Stack, pedagoga, diretora e proprietária do Sítio." Marcelo Sulzbacher (Biólogo)

Material do curso "Introdução à Educação Digital"


O curso "Introdução à Educação Digital" - 40h - é advindo da implementação do Programa Proinfo Integrado, desenvolvido pelas professoras multiplicadoras Lene e Isabel, em municípios de abrangência da 6ª CRE, com participação dos professores cursistas de escolas que foram contempladas com Salas de Aula Digitais no Sistema Operacional Linux Educacional.

O referido curso será finalizado em o4 de novembro. A seguir, já dentro dos planos, está o curso de 100h, também dentro da implementação do Proinfo Integrado - MEC/SEED.

Recebemos o material do curso de 40h a ser repassado às escolas e respectivamente aos professores cursistas. Será encaminhado via malote em breve. Assim, os professores cursistas poderão reforçar o aprendizado.

Apresentando... Clonir

Meu nome é Clonir José Battisti, natural de Campo Branco, Progresso, antigo distrito de Lajeado, nasci em 20 de setembro de 1955.
Estou muito feliz em ser convidado para trabalhar no NTE de Santa Cruz do Sul. Sou formado em Educação Física pela FISC, Tenho capacitação para Ensino Religioso pela UNISC. Estou concluindo a Pós-Graduação em Informática Aplicada a Educação.
Espero com essa minha nova habilitação poder ajudar todas as Escolas, na construção do conhecimento mergulhando na Cibercultura.
Um grande abraço a todos.

Escola Fábio Nackpar - Oficina




Oficina de Linux Educacional para professores da Escola Fábio Nackpar - Candelária com o objetivo de mostrar a enorme gama de possibilidades de uso dos recursos no Linux Educacional a serviço da educação, ou seja, em prol da promoção da aprendizagem dos alunos.

Os professores da escola foram atendidos em turno inverso para poderem participar e explorar, juntamente com a técnica Stella e a multiplicadora Isabel, da infinidade de softwares e ferramentas para possível uso pedagógico.

Quem quiser consultar, o roteiro da oficina encontra-se discriminado no wiki do NTE http://ntescs.pbwiki.com , no link onde está o título da oficina.

Visita à escola Copetti



Estivemos visitando a Escola Pe. Benjamim Copetti no dia 10 de outubro.

O Laboratório recebeu atendimento da técnica do NTE - Stella.

As professoras multiplicadoras Isabel e Lene, além de conhecer a Escola, ficaram felizes em saber que a Escola contará com uma nova Sala de Aula Digital, além do Laboratório já existente que conta com 22 micros disponíveis aos alunos do educandário.

A professora Clélia conduziu-nos a um "tour" pela escola. Muito obrigada!

Inscrições ENCCEJA


Desde o dia 06/10 até 31/10, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Cruz do Sul está auxiliando a comunidade nas inscrições ao ENCCEJA.


"O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um instrumento de avaliação que mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. A adesão ao Encceja pelas secretarias de Educação (dos Estados, Distrito Federal e municípios) é opcional.Esta adesão é efetivada, formalmente, pela manifestação de interesse e posterior assinatura de Termo de Compromisso de Cooperação Técnica e/ou Convênio enviado pelo Inep." (http://encceja.inep.gov.br/)

Gentilmente, estão sendo efetuadas as inscrições, lembrando sempre que as mesmas podem ser realizadas em qualquer computador com acesso à Internet e através de formulário distribuído nas agências de Correios.

Seminário dos NTEs e NTMs

Nos dias 08 e 09/10 aconteceu o Seminário "Sala de aula Digital: práticas e perspectivas", na Secretaria da Educação - Poa, com a participação dos integrantes da Central de Apoio Tecnológico à Educação - CATE e de palestrantes e de multiplicadores expondo suas experiências em torno de determinados temas desenvolvidos em seus cursos e oficinas ou outras participações.
A mesa de honra contou com o professor Flávio - representante da Undime, da professora Zélia - coordenadora da CATE e coordenadora regional do Proinfo, da Sra. Marisa - Secretária de Estado da Educação...
Foram dois dias de aprendizado, de trocas de experiências, de encontros e reencontros com colegas "ntenses". Muito produtivo e estimulante o evento. Foi possível absorver várias idéias que, seguramente, enriquecerão o trabalho no NTE Santa Cruz. Especialmente a "aparição" de Léa Fagundes e seus "links".
Lene e Stella estiveram participando do tema "Uso responsável da Internet" - grupo 2, juntamente com a Mara do NTE Santa Maria e a Simone e a Rosicler do NTE Erechim. Após interações no Ambiente Virtual do Teleduc, na Comunidade NTE, foram feitas montagens das apresentações para posterior desenvolvimento do tema, contando o que é trabalhado dentro da temática nos cursos e oficinas oferecidos todo semestre.
Confira o assunto em nosso wiki, na lateral - sidebar.
Saliento aqui o empenho e a organização do evento. Parabéns a turma da CATE! (no slideshow, na mesa, os integrantes da CATE).

Conferência Meio Ambiente - Venâncio Aires

A comunidade "Vamos cuidar do Brasil"... hospedada no Educarede... em http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm, está preparada para você professor, gestor ou aluno mostrar o que está realizando em sua Escola.
Precisando de ajuda para efetuar cadastro no Educarede ou na comunidade Vamos cuidar do Brasil, procure nosso NTE.



Aconteceu em Venâncio Aires a Conferência Regional do Meio Ambiente nos moldes da Conferência do dia 02 e 03/08. Na ocasião, mais de 80 participantes estiveram trabalhando e pensando num Brasil melhor, considerando os cuidados necessários para preservação do meio ambiente e refletindo sobre questões ambientais relevantes.
Samuel, representando o pedagógico da 6ª CRE, contando com a ajuda de colegas do setor e outros, tornou real a conferência em Venâncio, desde a organização até a execução, estando aberto a auxiliar as escolas participantes até o momento de representar o RS em Brasília, se for o caso de ser aceito cartaz de escola de nossa região de abrangência.

Tuesday, October 14, 2008

Oficina de Internet




A oficina "Informação e Comunicação via Internet", divulgada através do wiki do NTE e por e-mail às escolas, aconteceu nas instalações do NTE em 02/10. Em um primeiro momento, na telessala, com instruções expositivas, passando, depois, ao Laboratório em Windows para a parte prática.
A parte prática contou com pesquisa utilizando filtros, tradutor online e editor de textos. A comunicação ficou por conta do correio eletrônico através do gmail (criação do e-mail, como responder, anexar, encaminhar, bater papo, etc). Também foi trabalhado o acesso ao blog incluindo a adição de elementos. Outro recurso da web 2.0, a construção de slideshow, foi explorado para posterior postagem em blog. Enfim, uma série de instrumentos que podem servir ao trabalho didático-pedagógico foram assunto de interesse dos professores participantes.
 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!