Ciclos em nossas vidas!: September 2008

Ciclos em nossas vidas!

Wednesday, September 24, 2008

Apresentando... Ione

Sempre recebemos com alegria a chegada de nova colega no NTE.

A professora Ione vem transferida da Escola Alfredo Kliemann, carregando experiência como professora de currículo, de filosofia e como orientadora educacional.

Esta é Ione Terezinha Calheiro:

Saturday, September 20, 2008

Painel: "Inclusão Digital"



Recebemos a visita do colega professor Alexandre, da CATE - Central de Apoio Tecnológico à Educação, em nosso NTE na tarde do dia 25. Aproveitamos para esclarecer dúvidas sobre Linux Educacional e questões pertinentes ao NTE. Depois de algumas tentativas de uso de softwares e de perder contato com o servidor.... fizemos um lanche e fomos até a 6ª CRE visitar os setores.

À noite, juntamente com a professora Susana do Setor Pedagógico da 6ª CRE, eu e Alexandre fizemos uma fala no Seminário da Faculdade Dom Alberto. Mais exatamente no Painel: "Inclusão Digital". A Susana esteve representando a professora Gardênia, nossa coordenadora da CRE. O Alexandre representando a Secretaria da Educação. Ambos reforçaram o projeto Boa Escola para todos. E, a coordenadora do NTE, Lene Rossarola, falou da parte prática desenvolvida pelo NTE, das capacitações e ofertas de oficinas, cursos e minicursos, sempre voltados à preocupação de disseminar o uso das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação de forma pedagógica. A inclusão digital é alvo a ser atingido pelos multiplicadores do NTE Santa Cruz.

Oficina de Blog



No dia 17/09, quarta-feira, aconteceu a oficina de "Criação de Blog", conforme planejado e divulgado via e-mail e no wiki do NTE no endereço http://ntescs.pbwiki.com.
Dos 16 professores inscritos, apenas 6 estiveram presentes. Destes, dois não participaram da oficina na parte da tarde. Apesar do reduzido número de presentes, não foi menor o ânimo para trabalhar com blogs educativos.
Utilizamos o novo modelo de blog oferecido pelo site blogger.com, adicionando gadgets do tipo: texto, imagem, etc. Algumas postagens com texto, imagem e filmes no slide.com foram possíveis no correr do dia.
O serviço online do picturetrail.com ficou como "tema de casa", bem como o slideshare.net. Ao menos deu para mostrar que a web 2.0 oferece muitas opções gratuitas úteis para o trabalho com blogs junto à turma de alunos. Ou mesmo tratando-se de criar blog para divulgar os eventos da Escola, não tão somente de determinada turma. Enfim, a criatividade é que vale nesta hora.
Esperamos ter passado a idéia da importância do trabalho colaborativo na web através de blog educativo, pois as interações são ricas e proporcionam construção de conhecimentos.

Palestra "TICs na Educação"



Na Escola Adelina Konzen, dia 16/09 (referente ao dia 30/08), estive palestrando sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, como parte da Jornada Pedagógica da Escola,... no finalzinho da tarde, depois de provar um pãozinho de queijo fantástico... hehehe.

Com a pretensão de provocar e instigar a respeito do bom uso da tecnologia, ou seja, agregando a tecnologia à metodologia, a conversa com os professores fluiu. Foi passado uma coletânea de vídeos de poucos minutos para alimentar a discussão com o grupo, ficando cópia na escola para posterior consulta, se julgarem necessário.

O plano de aula deve incluir a tecnologia como recurso para promover aprendizagem. Isto é base para a motivação tão desejada em nossos alunos e professores. Todas as mídias são importantes nesta busca: o livro impresso, a TV e o vídeo ou DVD, o computador, o rádio... enfim, cada mídia tem seu valor e potencializa a construção de conhecimentos.

No final, a Diretora nos (Lene e Isabel) presenteou com um livro. A foto está por chegar... depois coloco aqui. Assim, esperamos ter plantado uma semente para que todos os professores busquem o apoio na tecnologia para tornar as aulas mais atrativas.

Floripa - ilha de encantos mil!

Estivemos participando de um encontro em Florianópolis, nos dias 10, 11 e 12/09.
Momentos de estudo e momentos de descontração... outros de passeio pela ilha, todos muito interessantes e importantes. Foram vivências e trocas com colegas de NTEs, NTMs e Secretarias Municipais de Educação em 3 dias maravilhosos. Contamos com as falas de pessoas representantes do MEC, SEED, CATE... e nós.
Entre o encontro em si... e o passeio. Veja os slideshows!



Dia do Gaúcho

Parabéns, gauchada, tchê!
 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!