Ciclos em nossas vidas!: June 2008

Ciclos em nossas vidas!

Monday, June 16, 2008

Festa Junina - Arraial NTE Santa Cruz



























Hoje é festa no NTE, vai rolar muito amendoim, pipoca e... nada de quentão.

Presencial do "Educação Digital"



No dia 23/06, pela parte da manhã, recebemos professores e gestores na AULA INAUGURAL do curso "Introdução à Educação Digital".
Professores das escolas de Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale do Sol, Santa Cruz e Rio Pardo estiveram presentes.
Pela parte da tarde, professores de Candelária, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Sinimbu, Sobradinho, Gramado Xavier e Herveiras participaram da aula.
Foram passadas informações gerais do curso, o Plano de Ação e o modelo de trabalho presencial e a distância.
Reforçamos a importância do uso pedagógico das tecnologias digitais, também colocamos a respeito do Sistema Operacional Linux Educacional, o qual disponibiliza pacotes de Objetos de Aprendizagem, vídeos, hinos, estudos por área de ensino, dentre outras possibilidades, consistindo então em um rico recurso à prática didático-pedagógica.

Visita ao Colégio Estadual Barro Vermelho

Em 19 de junho, no Colégio Estadual Barro Vermelho - Rio Pardo, a professora multiplicadora LENE e a técnica suporte STELLA apresentam uma oficina de mídias (assistindo a vídeos e produzindo).
A diretora Marisa recebe as colegas do NTE e suas professoras na Jornada Pedagógica do Colégio, participando do trabalho com vídeos.
Valorizando a prática pedagógica do professor, o trabalho com mídias promove a aprendizagem por ser um recurso a mais, pela enorme sorte de ferramentas que possibilitam a criação.
Nenhuma mídia deve ser desprezada no momento de planejar uma aula.



Você quer saber mais sobre a escola? Então acesse o site: www.barrovermelho.rip.relrs.g12.br

Oficina de Vídeos

Na quarta-feira, dia 18 de junho, estaremos oferecendo uma oficina com 12 vagas para professores das escolas públicas estaduais.

Serão 8 horas trabalhando com vídeos, desde assistir a alguns e refletir sobre sua utilização pedagógica até a produção através de softwares e serviços online.


A oficina "Vídeos como facilitadores do processo de aprendizagem" está prevista para ser repetida dada sua importância à educação.


Alfa e Beto 16


Mais um encontro da turma do Alfa e Beto (Capacitação para professores do 1º ano do Projeto Piloto de Alfabetização: Programa Alfa e Beto - UNIDADE II) acontece neste 16 de junho no NTE Santa Cruz.

As professoras do 1º ano, dos municípios de Rio Pardo, Venâncio Aires, Mato Leitão e Sobradinho, reunidas, estudaram, sob a coordenação de Rosane T. Petry e Marilda Iansen.

A nossa Coordenadora Regional de Educação, professora Gardênia, também esteve presente.

Os trabalhos seguiram no dia 17/06 com as seguintes professoras (foto):

Educação Digital - Proinfo Integrado




As professoras multiplicadoras do NTE Santa Cruz, Lene e Isabel, estiveram, na semana de 10 a 12 de junho, em Brasília, participando da formação para posteriormente ministrarem curso de introdução à educação digital, utilizando a versão 2.0 do Linux Educacional.
Estavam reunidos nove Estados da federação em prol da educação: Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Acre, Pará, Amazonas, Mato Grosso e Bahia. Os Coordenadores Estaduais do Proinfo, juntamente com representantes de todos NTES e NTMs, preocupados com a formação continuada, discutiram assuntos pertinentes às particularidades de cada região do país.
O objetivo geral do evento é "Socializar a proposta do Programa Nacional de Formaçao Continuada em Tecnologia Educacional". E, os objetivos específicos são: "Apresentar o projeto político-pedagógico do curso "Introdução à Educação Digital" e seus materiais; e, Planejar a implementação do curso nos Estados e Municípios.
A professora Maria Auxiliadora S. Resende, presidenta do CONSED, e a professora Justina Iva de Araújo Silva, presidenta da UNDIME, estiveram presentes na abertura. Na seqüência, a representante do MEC, Ângela, e a Simone Medeiros, Coordenadora Geral de Formação em EaD, prosseguiram com os trabalhos, recebendo outros palestrantes.
No encerramento, o professor Dr. Carlos Eduardo Bielschowsky expôs sobre a importância do encontro, colocando sobre as pretensões de expansão do alcance, com relação à educação, das questões de formação continuada de professores e de abrangência da distribuição de novos equipamentos às escolas do Brasil, incluindo serviços de banda larga a todas as escolas brasileiras, unindo pontos do norte a sul.
Entre debates e painéis, tivemos momento de discussão e montagem do Plano de Ação a cada Estado. Sendo que, para o RS, ficou estabelecido que: de 16 a 26 de junho - as informações do encontro são repassadas aos colegas de NTE; de 16 a 30 - as turmas serão reorganizadas, após contato com as escolas envolvidas (as 23 que receberam laboratórios no Sistema Operacional Linux Educacional 2.0; de 23/06 a 04/10 - realização do curso por região de abrangência da Coordenadoria; e, a avaliação será no período de 23/06 a 04/10, ou seja, durante todo o curso.
Para certificação, os professores deverão ter, no mínimo, 75% de freqüência. E, se for em horário de trabalho, os mesmos não terão validade para promoção.

Wednesday, June 04, 2008

Encontro do NUPE - Grupo de Pantano e Rio Pardo


Na última terça-feira, dia 03 de junho, o NTE participou do Encontro do NUPE na Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira, a convite da professora Rosane Petry (Pedagógico-6ª CRE). O Diretor, Professor Luiz Ricardo P. de Moura, e a supervisora, Professora Sirlei, receberam a todos com uma mensagem muito linda que reforçava a importância de não temer, de persistir, de construir.

Passamos uma tarde prazerosa na escola, mais precisamente no Laboratório de Informática, trabalhando com 32 professoras da Educação Infantil. Além de colocarmos a importância de integrar as tecnologias ao nosso fazer pedagógico como um recurso didático a mais, exploramos softwares educativos que servem de instrumento para potencializar a aprendizagem desenvolvendo habilidades nas crianças.
Na ocasião, teve também uma fala da professora Mara (Pedagógico- 6ª CRE) sobre o trabalho com Ensino Religioso na Educação Infantil.

Por fim, trocamos CDs com softwares livres diversos, um gesto simpático da responsável pelo Laboratório, Cleuza Dias, que, no momento do intervalo, posou conosco em foto (está no filme, com a Stella e comigo, Lene) e da sua colega, Juliana Ferreira. Deixamos nossos endereços na web, contando com o acesso das professoras presentes, um grupo interessado em aproveitar as ferramentas disponíveis nos softwares para implementar a sua prática na escola.

 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!