Ciclos em nossas vidas!: April 2008

Ciclos em nossas vidas!

Tuesday, April 29, 2008

Cursos previstos para 2008



No aguardo de formação pelo MEC, encontram-se os cursos abaixo listados. O NTE, na sua função maior de capacitar professores da rede pública, executará o projeto dos cursos promovidos pelo ProInfo.


Para o I semestre de 2008
- **Curso 01**: "Educação Digital" (linux Educacional) - promovido pelo Proinfo(MEC), executado pelas professoras multiplicadoras do NTE, após formação em Brasília.
**Carga horária**: 40 h (4 presenciais, 12 a distância e mais 24 no município da escola ou mais próximo.
**Público alvo**: professores de área do Ensino Fundamental ou Médio.
**Turmas**: 1(Sinimbu), 2(Venâncio Aires), 3(Venâncio Aires), 4(Santa Cruz do Sul), 5(Santa Cruz do Sul), 6(Passa Sete), 7(Lagoa Bonita do Sul), 8(Candelária), 9(Rio Pardo) e 10(Santa Cruz do Sul).
Para o II semestre de 2008
- **Curso 02**: "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs" - promovido pelo Proinfo (MEC), executado pelas professoras multiplicadoras, após formação.
**Carga horária**: 100 h (parte presencial e parte a distância).
**Público alvo**: professores de área do Ensino Fundamental ou Médio.
**Turmas**: 1 e 2.

Monday, April 28, 2008

Encontro em 26/04



Nesta segunda-feira, sob a coordenação de Magale Michel Kohl, aconteceu, na telessala do NTE, o encontro do NUPE: "Alfabetização em Educação Ambiental".

O público presente era composto por, aproximadamente, trinta professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1ª a 4ª série) das escolas estaduais da região, ligadas à 6ª CRE.

A palestra sobre Alfabetização em Educação Ambiental foi ministrada por Ubirajara de Almeida - graduando em Engenharia Ambiental. Sua exposição foi bastante esclarecedora, envolvendo temáticas como: uso dos recursos naturais na alfabetização. As colocações foram direcionadas ao trabalho do professor frente ao alunado. A explanação mereceu elogios... parabéns!

Friday, April 11, 2008

Mais um encontro do NUPE

O NTE emprestou suas instalações para que acontecesse mais um encontro do NUPE (Núcleo de Formação Continuada de Profissionais da Educação). Esse encontro foi para professores de Educação Infantil da rede pública estadual.
Pela manhã, aconteceu a oficina "Explorando Softwares Educacionais", com a colaboração do NTE, através da professora Isabel Weigel. Foram trabalhadas formas de utilização de softwares bem como download e manipulação de programas voltados ao público infantil, servindo de opção para plano de aula utilizando recursos da tecnologia.
Pela parte da tarde, houve a oficina de Música com as professoras Silvia e Tatiana. Foram relembradas cantigas dos tempos de infância, cantigas consagradas como o "Parabéns a você" dentre outras. Tais músicas trazem à tona o lúdico e devem ser cultivadas.





Tuesday, April 08, 2008

Uso Responsável da Internet

A internet é uma ferramenta fabulosa e bastante utilizada para promover o aprendizado, mas como tudo é preciso ter cuidado, esclarecimento e moderação. Acesse o site da campanha “Uso Responsável da Internet” e conheça as formas simples e descontraídas sugeridas para abordar o tema.

Monday, April 07, 2008

Presencial sobre TCC



No dia 1º de abril (e não é mentira!), estiveram no NTE as professoras Bárbara e Maria Cecília da UFPEL em um encontro com o grupo de orientandos do curso de especialização em Gestão Escolar.

Apoiando o grupo, foi passado material importante ao desenvolvimento do TCC, especialmente quanto à estrutura deste. O material contém todos os passos para a redação do TCC - Trabalho de Conclusão do Curso.

 

The Power, música de Celine Dion

Sua visita é um prazer para nós da Equipe do NTE/SCS!